BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 7 de junho de 2009

Luneta - Telescópio

Lunetas e telescópios são instrumentos capazes de ampliar a imagem de algo que está longe.

As lunetas possuem lentes, e os telescópios possuem espelhos curvos. A palavra luneta tem origem francesa "lunette" e podem ser utilizadas tanto para observações terrestres, quanto para observações astronômicas. Não tem muito poder de aumento, e as vezes até distorcem a imagem nas bordas das lentes (aberração cromática).

Já nos telescópios (de espelhos, tanto refratores, refletores e catadóptricos) a imagem vista parece ser invertida, e por isso são melhores utilizados para a astronomia.

A Luneta de Galileu Galilei é composta de uma objetiva com um lente convergente e a ocular com uma lente divergente. Isso permite ver os objetos ampliados e sem a inversão da imagem. A luneta de Galileu é um telescópio refrator, que o fez descobrir diversos fenômenos celestes, desde manchas solares, crateras e relevo lunar, fases de Vênus, principais satélites de Júpter, a natureza da Via Láctea até a concentração de incontáveis estrelas, em uma “febre de Astronomia”, já que muitos astros quando observados apenas com os olhos pareciam simples estrelas, mas com as lunetas, se mostraram verdadeiras jóias do céu.

(luneta de Galileu)

Assim, iniciou-se uma nova fase da observação astronômica, em que o telescópio passou a ser o principal instrumento deixando no esquecimento os melhores instrumentos astronômicos da antiguidade (astrolábios, quadrantes, sextantes, esferas armilares, etc.). As descobertas de Galileu forneceram evidências muito fortes aos defensores do sistema Heliocêntrico de Nicolau Copérnico...

Instrumentos posteriores e muito melhores que o de Galileu apresentam uma imagem invertida nas duas direções vertical e horizontal e outros somente numa das direções. De início, aos observadores menos desavisados parece estranho, já que para o astrônomo, o importante é ter a melhor imagem possível!

Para saber mais:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lunetas-e-telescopios/lunetas-e-telescopios.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio








1 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Vez ou outra também publico em meu blog assuntos sobre astronomia e viagens temporais. Gostei de teu blog, parabéns.